Bebida alcoólica na gravidez

13/05/2020

Bebida alcoólica na gravidez

Ainda se especula muito sobre a bebida alcoólica na gravidez, sem saber se faz mal, o quanto faz mal, etc. Outras pessoas acham que uma gota já faz mal, outras acreditam que beber uma taça de vinho todos os dias não traz problemas. Há relatos de mulheres que beberam álcool moderadamente e tiveram uma ótima gestação.

No começo da gestação, também é normal ter relatos de mulheres que não sabiam que estavam grávidas e abusaram da bebida durante esse período. Em relação ao álcool e gravidez, há ainda muitos dados divergentes. Muitas vezes, até os médicos fazem recomendações contraditórias.

Efeitos do álcool na gestação

Os efeitos da bebida alcoólica na gravidez são os mesmos que os efeitos em qualquer outra pessoa, vai gerar euforia, desinibição no começo e também falta de coordenação motora. Caso o consumo seja mais elevado, pode causar sono também. Para a gestante, o principal risco é o de quedas na gestação.

O estado de embriaguez apresenta mais riscos para as quedas e as chances de ter algum tipo de lesão na barriga e consequentemente, ao bebê. Há também os danos as células dos diferentes órgãos do corpo que vão ser proporcionais ao consumo, visto que o metabólito do álcool é tóxico ao organismo. Isso vai gerar um mal-estar no outro dia, com vômitos e náuseas.

Efeitos do álcool no bebê

Como o álcool consegue atravessar a barreira placentária, os metabólitos do álcool que são os responsáveis pela lesão nos órgãos da mãe, vão também causar danos nas células que estão em formação no bebê, em diferentes estágios da gestação, seja do primeiro ao terceiro trimestre.

Assim, é possível entender que o álcool tem altos potenciais de causar danos ao bebê, quando consumido em grandes quantidades, o que vai gerar uma desordem no espectro do feto.

Em relação a isso, as desordens do espectro alcoólico fetal incluem uma série de sintomas. As mulheres que tem um consumo elevado de álcool, como mais de 6 doses por dia, na gestação, vão contar com um número bem grande de alterações que podem ser causadas na criança.

Não há nenhuma dúvida que o consumo elevado de álcool faz mal para qualquer pessoa, esteja ela grávida ou não. Porém, na gravidez o risco é elevado por trazer riscos também ao bebê, mas também para a saúde da mãe.

Pode ou não beber?

Em pequenas quantidades a verdade é que não se tem certeza nenhuma do que pode acontecer. Ainda não há pesquisas que tiveram os seus resultados efetivos, com divergências que não conseguem demonstrar se o consumo moderado traz algum tipo de problema ou não.

Mesmo que tenham pesquisas que digam que o consumo moderado possa ser realizado durante a gravidez, o que deve ser pensado é que não há nenhuma informação segura a respeito.

A maioria dos médicos e especialistas indicam os cuidados, pecando pelo excesso dessas recomendações, demonstrando o que na gravidez o consumo de álcool seja abandonado durante todo esse período de maneira segura.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.