Como ajudar um dependente químico

23/02/2016

Como ajudar um dependente químico

Como ajudar um dependente químico?

Existem diversos equívocos a respeito de como ajudar um dependente químico. Para ajudar essas pessoas, é necessário compreender que a dependência química é muito séria e entender que independentemente de serem viciados em drogas, esses indivíduos são “pessoas” e não somente um dependente químico.

A batalha dessas pessoas contra a dependência será muito difícil, porém a ajuda e o apoio de amigos e familiares irá contribuir positivamente para sua recuperação, entendendo como ajudar um dependente químico. Existem diversas atitudes a serem tomadas sobre como ajudar um dependente químico, dentre elas:

1) Mostrar empatia
Ser ouvido e entendido é parte importante para o crescimento pessoal. O conhecimento emocional de conviver com uma dependência química vai obrigar a pessoa a crescer, o que às vezes é cruel. Os familiares e amigos podem diminuir a dor desse indivíduo escutando-o frequentemente.

2) Falar sobre sua preocupação
É complicado observar alguém sofrendo ou fazendo escolhas erradas que abalaram negativamente sua vida. Em certo momento, será obrigado a mostrar para essa pessoa sua preocupação com seu bem-estar. Ela tem o direito de ouvir o que você tem a dizer ou não.
3) Analisar o comportamento do dependente
É importante identificar os sintomas e sinais da dependência química. Uma transformação radical no caráter de um indivíduo pode ser um sinal de que ele está fazendo uso de drogas. As mudanças de caráter são um sintoma frequente de todos os tipos de dependência química, incluindo vício em medicamentos, alcoolismo e vício em substâncias que derivam do ópio.

4) Reconheça as drogas usadas pelo dependente
É normal usuários de drogas usarem mais de um tipo de substancias tóxicas. Isso pode ser uma coisa aparente ou difícil de identificar. Se o indivíduo fizer uso de drogas escondido, é possível fazer a identificação através dos sintomas\sinais. O excesso no uso de drogas pode abranger esteroides anabolizantes, anfetaminas, drogas sintéticas, heroína, cocaína, inalantes, drogas de prescrição e maconha.

5) Tenha certeza de que a pessoa quer ser ajudada
Os direitos humanos comuns possibilitam que uma pessoa aceite ou peça ajuda. Esses mesmos direitos possibilitam que esse indivíduo recuse ajuda, mesmo se precisar.

6) Convença a pessoa a procurar ajuda
Há diversos sinais de que um dependente químico necessita de ajuda. É nesse estágio da doença que os amigos e familiares precisam falar sobre a gravidade da situação. Por vezes, é necessário obrigar o indivíduo a considerar o resultado de não adquirir ajuda.

Esses são alguns pontos de Como ajudar um dependente químico.