Como lidar com dependente químico em recuperação

23/02/2016

Como lidar com dependente químico em recuperação

Quando conhecemos alguém que acaba sendo atraído pela dependência química, ficamos logo preocupados. E quando esta pessoa começa a procurar auxílio, muitas dúvidas surgem e não sabemos ao certo como lidar com dependente químico em recuperação.

Pensando nisso, nós da Clínica de Recuperação Viva Vida separamos aqui algumas dicas úteis e bem fáceis de serem seguidas que vão auxiliar muito neste momento, para que possamos saber como lidar com dependente químico em recuperação a fim de nos tornarmos parte da recuperação e não trazermos ainda mais angústias e dúvidas.

Como lidar com dependente químico em recuperação?

1. Esteja sempre por perto

A recuperação química não é um momento fácil. Por isso mostre para a pessoa que você ama que está sempre por perto, apoiando nesta difícil decisão.

2. Fale que você compreende

Há quem pense que apoiar e falar o quão fácil é viver sem as drogas não é uma atitude bacana. Compreenda que, para um dependente químico, o uso de entorpecentes se tornou algo tão grande que não haveria como ele se recuperar sozinho. Diga que compreende que ele sofre, que sente insegurança e que você não o julga.

3. Tente fazer com que a pessoa se divirta com as coisas simples

Um jantar com amigos, um cinema no domingo à tarde. Mostre para ele que há formas de viver a vida de uma maneira muito mais plena, junto aos amigos e às pessoas que se ama. Tente levar a pessoa a lugares bonitos, calmos e tranquilos e evite tudo que o faça relembrar o vício. Este é um dos segredos de como lidar com dependente químico em recuperação.

4. Seja paciente

A recuperação química é algo lento e demorado e muda muito de pessoa para pessoa. Compreenda que o dependente sofre de algo que é maior do que ele, e que a força de vontade precisa ser reforçada a cada dia.

Portanto, seja paciente se a pessoa sofrer uma recaída, se sentir com medo e tentar desistir. Mas jamais deixe que a pessoa se entregue à depressão e caia novamente no mundo das drogas.

5. Interesse-se pelo o que ele sente

Ouça. Não force a pessoa a falar, mas demonstre que está sempre por perto para ouvir o que ele sente.

A melhor forma de saber como lidar com dependente químico em recuperação é colocar-se no lugar dele. Manter-se sempre como um amigo pronto a ajudar e dar ainda mais amor e apoio do que nunca.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.