Coronavírus em dependentes químicos e alcoolismo

09/04/2020

Coronavírus em dependentes químicos e alcoolismo

O Coronavírus em dependentes químicos e alcoolismo trouxe danos para boa parte da população, afetando os comércios, trabalhadores, crianças, idosos. Seus efeitos chegaram também a afetar as pessoas que estão tentando se livrar das drogas, pois são pessoas que são consideradas dentro do grupo de risco da doença.

Muitas pessoas participam de programas de reabilitação e procuram clínicas para poder se livrar do vício e conseguir ter uma vida mais saudável. Porém, muitas pessoas ainda se encontram em situação de vulnerabilidade por conta da dependência química e é um assunto que demanda atenção.

Coronavírus

O coronavírus faz parte de uma família de vírus que pode causar infecções respiratórias de maneira leve ou moderada, com sintomas muito parecido com os de um resfriado comum. Em alguns casos, o vírus pode causar uma doença mais séria, ainda mais para as pessoas que são parte do grupo de risco, como idosos ou dependentes químicos.

O COVID 19 é uma das doenças que o coronavírus pode causar e é a que tem acometido o mundo todo em uma pandemia. Para essa doença, ainda não há um medicamento específico e nem vacinas. Por isso, há muita importância em tomar cuidados para não pegá-la e também trabalhar na prevenção do contágio.

COVID 19 e dependentes químicos

Como o contágio da doença acontece de maneira muito simples, pois basta uma tosse ou espirro para que as gotículas de saliva que estejam contaminadas saiam e possam se alojar em qualquer tipo de superfície, como tecido, vidro, pele. Depois que a pessoa que não contraiu a doença toca em alguma superfície em que o vírus esteja alojado e leve as suas mãos aos olhos, nariz ou boca, as chances de transmissão são bem grandes.

Quando a pessoa contamina toca em outra pessoa saudável também há boas chances de contágio, o que muda são as chances da pessoa apresentar os sintomas da doença. A dependência química pode fazer com que os usuários não tenham preocupação e cuidados de higiene, por isso, compartilham materiais para usar a substância, além de cigarros, seringas, com pessoas que muitas vezes nem conhecem. Esse é um dos grandes fatores que contribui para que a doença seja transmitida.

Infelizmente, o uso abusivo de drogas causa diversos problemas de saúde no dependente químico, principalmente os problemas no coração. Muitas vezes, a pessoa nem sabe que tem algum problema grave de saúde e só vai ter conhecimento quando passar por uma internação em uma clínica de reabilitação para tratar a sua dependência. Nesse caso, o paciente recebe uma avaliação com a equipe multiprofissional que faz o atendimento inicial para poder diagnosticar algum problema de saúde e ser encaminhado para receber o tratamento.

Muitos dependentes químicos, portanto, podem apresentar problemas sérios de saúde e que necessitam de cuidados em qualquer momento da sua vida. Como muitos não tem cuidados com a saúde e nem com a sua higiene, se tornam um grande vetor do contágio e com facilidade podem contrair a doença que tem chances de se tornar algo grave por estarem com a imunidade baixa, fator de risco para o COVID 19.