O que fazer quando seus pais descobrem que você fuma?

25/09/2020

O que fazer quando seus pais descobrem que você fuma?

Você fuma e está preocupado porque seus pais desconfiam ou estão desapontados por terem descoberto isso? Não sabe o que fazer quando seus pais descobrem que você fuma?

Independentemente de se tratar de tabaco ou de maconha, uma reação negativa é bastante previsível. Afinal, fumar é muito prejudicial para a saúde.

Tratar desse assunto é complicado. Mesmo que você não se orgulhe de ter se tornado fumante, esconder esse mau hábito é tão complexo quanto dialogar sobre o problema e falar a verdade.

O fumante acaba se acostumando com o cheiro, mas as pessoas à sua volta percebem o odor característico. Inclusive a mudança de comportamento de drogas lícitas e ilícitas ocasionam.

De qualquer forma, fugir da conversa com seus pais não é a solução. É preciso encarar as consequências do seu vício de frente e discutir a questão com quem mais ama você. Com o apoio deles e conduzindo o diálogo de maneira apropriada, torna-se mais fácil de se desvencilhar da dependência e fazer melhores escolhas.

Se você busca por orientações sobre o que fazer quando seus pais descobrem que você fuma, continue com esta leitura até o final. Aqui estarão sugestões práticas de como lidar com a situação.

 

1. Converse em um momento e em um lugar apropriado

 

No calor do momento e com as emoções à flor da pele, podemos dizer e ouvir palavras que machucam tanto quanto uma agressão física. Por isso, o exato instante quando seus pais descobrem que você fuma não é a hora mais apropriada para conversar sobre o assunto.

Escute o que eles têm a dizer, mas não revide. Prefira esperar “a poeira abaixar” para conversar racionalmente a respeito dessa questão.

Procure fazer isso em casa, com todos reunidos ao mesmo tempo. Também lembre-se de desligar a televisão e o celular. A atenção deve estar focada somente no tema principal da discussão.

 

2. Mantenha a tranquilidade e seja franco

 

Converse de coração aberto e procure se manter tranquilo. De nada adianta tentar mentir. Por mais que você acredite que está no controle da situação sobre o consumo de cigarro ou maconha, seus pais estão certos em se preocupar.

Afinal de contas, jovens e adolescentes ainda estão em fase de formação. O aparelho respiratório e o sistema nervoso central podem ser afetados permanentemente pelo consumo de determinadas substâncias, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Além disso, ainda há toda uma carga emocional enorme que os pais enfrentam ao lidar com a frustração de ver um filho viciado. Todos os anos dedicadas à sua educação e a idealização que todo casal tem de uma família perfeita pode ser prejudicada pelo problema.

Por isso, procure ser franco e tranquilizá-los na medida do possível. Esclareça que você não está envolvido em confusão e que entende os males que fumar traz para a saúde. Complementar a sua fala com um pedido de desculpas pode ajudar a minimizar a reação negativa deles.

 

3. Ouça o que seus pais têm a dizer

 

Uma das coisas mais importantes entre as dicas de o que fazer quando seus pais descobrem que você fuma é ouvir o que eles têm a dizer. Seus pais têm mais tempo de vida e mais experiência, podendo aconselhar você com a certeza de que querem o seu bem.

Apesar da decepção e da irritação, eles provavelmente tentarão alertá-lo sobre os perigos da dependência. Escute sem discutir ou reclamar.

Ficar na defensiva e tentar racionalizar o seu vício não é o caminho correto. Se os seus pais estiverem muito agressivos ou nervosos, diga que você quer parar e precisa de ajuda. No entanto, assuma a responsabilidade sobre os seus atos e decisões.

 

4. Aceite ajuda para tratar o seu vício

 

Junto com os seus pais, crie uma estratégia de ação para parar de fumar e controlar o seu vício. Se for necessário, você pode fazer uma desintoxicação com o suporte de médicos e outros profissionais especializados.

O mais importante é ter consciência de que fumar é um obstáculo na sua trajetória e que pode prejudicar seriamente a sua saúde. Uma vida livre das drogas e do fumo tem muito mais qualidade e longevidade.

Por mais que no início seja complicado, o esforço vale a pena. Seja forte e se livre da dependência o quanto antes!

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.