Quem usou drogas pode doar sangue?

06/08/2020

Quem usou drogas pode doar sangue?

Muitos querem saber e tirar dúvidas, entre elas é se quem usa drogas pode doar sangue, isso porque aquelas pessoas que já doaram sangue realmente entendem que esse é um processo extremamente rigoroso. 

O fato, é que é preciso responder diversas perguntas sobre todos os hábitos da pessoa e até mesmo sobre o meio de transporte usado para chegar ao banco de sangue, isso porque dependendo do transporte usado pode fazer com que a pessoa seja desclassificada como doador.

Certamente esse tanto de detalhamento na triagem, é justamente para que as pessoas consigam doar sangue e não prejudicar as que estão doentes, esse processo precisa ser exigente para garantir a qualidade do sangue e ainda as respostas importam para a segurança do doador e do receptor.

Confira então se quem usa drogas pode doar sangue, e entenda porque isso é importante, veja abaixo maiores detalhes!

 

Será que quem usa drogas pode doar sangue?

 

Aos que questionam se quem usa drogas pode doar sangue, é importante que entendam o processo para doação de sangue, e compreendam que qualquer pequeno detalhe é capaz de agravar por completo o quadro de saúde da pessoa que está fragilizada e precisando de sangue.

Além disso, saiba que o Ministério da Saúde possui ainda uma portaria, essa acaba afirmando ainda que o doador deve ser informado justamente sobre os motivos de sua inaptidão, somente assim poderá voltar preparado em uma próxima tentativa.

Para ficar atento (a) sobre quem usa drogas pode doar sangue, entenda que isso dependerá da droga usada pelo dependente químico. Primeiramente, estão riscados da lista, aqueles que são dependentes de uso das substâncias injetáveis, esses não podem doar sangue!

Já no restante dos casos, entenda que a doação de sangue acaba sendo vetada até que tal droga usada saia por completo do organismo. Por exemplo, se porventura um paciente que está na UTI recebe sangue com cocaína, pode sim chegar ao óbito muito rapidamente!

Sendo assim, entenda que a pessoa que faz uso de maconha, deverá ter a doação impedida por até 12 horas, após esse prazo, é possível sim doar sangue tranquilamente. 

Já aqueles que cheiram cocaína, fazem uso de anabolizantes ou fumam crack, não podem doar sangue por no mínimo um ano, somente após esse período poderão doar sangue, lembrando que nesse período a pessoa não pode usar nenhuma das drogas citadas.

Quanto às drogas injetáveis, há proibição para o doador, isso porque os riscos são enormes, e as chances de a pessoa estar infectada com uma doença são gigantescas, sendo que desta maneira, a pessoa não poderá doar.

Aos que são usuários de álcool, os mesmos até podem doar sangue, no entanto, será preciso que estejam sem tomar bebidas pelo prazo de 12 horas, após esse período o mesmo poderá realizar a doação tranquilamente desde que se encaixe no restante dos requisitos. 

 

Critérios para doação de sangue

 

Não basta apenas cumprir o requisito das drogas para finalmente poder doar sangue, na verdade, a pessoa deve cumprir alguns outros critérios antes de conseguir fazer sua doação. São eles: 

 

Há limite mínimo e máximo de idade

 

Lembre-se que os doadores podem ter de 16 a 69 anos, além do mais, as pessoas menores de idade necessitam de autorização para isso, e os idosos devem ter feito sua primeira doação até os 60 anos.

Na verdade, em relação ao desenvolvimento fisiológico, a pessoa com 16 anos não representam perigo mais para doar, no entanto, com 70 anos o corpo de fato está passando por várias transformações e podem causar mal-estar. 

 

Pessoas que fizeram piercing e tatuagem podem doar sangue?

 

Entenda que caso o piercing seja na boca ou vagina, então é proibido doar por até um ano depois de tirar essa joia, justamente porque essas regiões possuem altas chances de infecção, caso seja em outro local é preciso então ficar por um ano sem doar e o mesmo para as tatuagens.

Lembrando que furar a pele com agulhas, pode transmitir não somente HIV, hepatite C e B, entre outras doenças. Logicamente tais doenças acabam sendo testadas, porém, desde a contaminação até a doença ficar detectável leva um certo tempo. 

Além desses são levados em consideração ainda, o meio de transporte usado para ir até o local, o peso é levado em consideração, atividades físicas, a pessoa não pode estar machucada e nem mesmo gripada. 

Claro que essas atitudes são apenas para proteger pessoas que já estão doentes e não podem de maneira alguma receber sangue contaminado ou com substâncias que trarão resultados catastróficos. 

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.