Usuários de Drogas e suas Famílias

08/11/2016

Usuários de Drogas e suas Famílias

As drogas são um dos grandes males da humanidade. Quem faz uso de qualquer um dos tipos existentes acaba se tornando um dependente e trazendo inúmeras consequências negativas para a própria saúde e toda a família.
As famílias são as que sofrem mais com a situação que seu ente querido se encontra. E isso não é para menos, afinal, é ela que cuida dele desde que nasceu, que planejou e sonhou com um futuro maravilhoso para ele e que vê tudo sendo jogado fora aos poucos.
É aos poucos que a droga vai hipnotizando seu usuário, fazendo com que ele passe a enxergar somente ela a sua frente, que entenda que sua felicidade depende dela sendo que isso é uma grande ilusão, e as famílias sabem disso. Por isso, ela sofre a cada tropeço que o usuário dá, a cada infelicidade que ele apresenta e insatisfação.
Manter o vício é caro
Em alguns casos, a própria família nem desconfia que aquela pessoa está fazendo uso de drogas, afinal, ela é tranquila, foi bem educada e nunca pegou nada dos outros. No entanto, ela começa a desconfiar quando suas atitudes começam a mudar.
O usuário de drogas costuma ter um comportamento diferente do que ele possuía antes de iniciar o uso. Como é caro manter esse vício, ele começa a pegar o que não lhe pertence para ter dinheiro ou simplesmente trocar por droga.
Às vezes, ele possui um emprego para manter sua família, mas o vício é tamanho que não dá espaço para o que realmente é importante e acaba perdendo o emprego. Com isso, as dificuldades financeiras só aumentam ao ponto de perder tudo o que tem.
Atividades diárias
Quem é dependente químico acaba afetando as atividades diárias bem como o psicológico de seus familiares. Inúmeras famílias que possuem dependente químico têm sua habilidade de estudar ou trabalhar afetada. Por causa disso, é comum que elas enxerguem o futuro com um certo pessimismo.
Mas além de todo esse cenário existe o medo constante. Boa parte dos usuários de drogas quando a usam ficam mais agressivos, principalmente quando precisam de dinheiro para comprar mais. Por causa disso, o familiar viciado tenta a todo custo conseguir dinheiro ou algum objeto valioso para ter um pouco da droga e, em muitos casos, o primeiro lugar que eles procuram é dentro da própria casa. Ao não conseguir acabam se alterando e fazendo ameaças.
Apesar de tantos problemas, angustias e medos as famílias dos usuários de drogas sempre acreditam que aquele cenário vai mudar, ou seja, são perseverantes. Mas para que todos consigam se reerguer é preciso buscar ajuda especializada, somente assim o psicológico se estabiliza e as coisas começam a melhorar.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.