Como lidar com dependente químico na familia

17/02/2016

Como lidar com dependente químico na familia

A dependência química é uma doença na qual o indivíduo já não tem controle sobre o uso de drogas ou bebidas. Infelizmente, é um problema recorrente e que afeta muitas famílias. Os familiares acabam sendo plateia de uma série de ocorrências com o parente, sejam brigas, roubos ou situações de exposição ao perigo. Assim, o ente perde emprego, amigos, afundando cada vez mais no vício. É necessário saber como lidar com dependente químico na família.

Os familiares mais próximos acreditam que conversar, proibir ou fazer as coisas pelo dependente pode ajudá-lo a se recuperar: mantê-lo em casa, conseguir um novo trabalho, aproximá-lo da religião. Dependendo do nível do vício, nenhuma destas atitudes pode resolver o problema e a pessoa torna-se uma co-dependente. Ser co-dependente significa "ajudar", mesmo que de forma inconsciente, o parente a continuar com o vício, sendo a forma errada de tratamento. Emprestar dinheiro, pagar dívidas, negar a dependência, tudo isso são fatores que não vão ajudá-lo a se recuperar. Por isso a importância de aprender como lidar com dependente químico na família.

Desta forma, a Clínica de Recuperação Viva Vida recebe várias pessoas para tratamento, sendo que as terapias também se direcionam à como lidar com dependente químico na família. Quando um dependente químico aceita a ajuda, a família deixa de se responsabilizar pela cura, sendo esta uma meta do dependente, não de pais, irmãos, etc. Assim, o apoio dado será somente após a saída da clínica, a fim de reintegrar esta pessoa à família, motivando-a a continuar sóbria. O parente em recuperação é responsável por buscar uma nova oportunidade de trabalho, até que possa arcar com suas contas, aluguel, etc.

O amor e o carinho são muito importantes na recuperação de um ex-dependente, mas isto não significa permissividade. Há limites entre família e o parente, a fim de que ele aprenda sobre honestidade, justiça, possa trabalhar e conquistar o próprio dinheiro. O diálogo é essencial no aprendizado de como lidar com dependente químico na família, sendo mediado, caso necessário, por um psicólogo, para que haja tranquilidade e acordo. O vício deste parente não pode afetar a autoestima da família, que precisa continuar com pensamento positivo e alegria por esta pessoa estar se tratando.

Na Clínica Viva Vida, o paciente tem um tratamento personalizado de acordo com seu caso, envolvendo terapias, atividades dinâmicas, reuniões, entre outros. Assim, através do diálogo se concretiza a ideia de estar recuperado e poder voltar para a sociedade bem como o entendimento de como lidar com dependente químico na família.

 

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.