A Importância do Tratamento para Alcoólatras

07/08/2017

A Importância do Tratamento para Alcoólatras

Em tempos atuais, o alcoolismo é considerado um dos principais problemas de saúde pública no mundo! Inúmeros fatores como desemprego, problemas emocionais, entre outros, acabam levando números cada vez maiores de pessoas a buscar refúgio na bebida.

O álcool exerce uma influência sobre 12 % da população, estando entre as drogas de maior relevância no país. O problema se inicia quando uma pessoa não percebe que deixou de beber casualmente e passou a beber habitualmente.

Existem muitas doenças graves que são causadas pelo álcool, e esse é um número cada vez mais crescente. Além, é claro, dos acidentes de trânsito, dos crimes e suicídios que este vício acaba gerando.

Consequências do alcoolismo

Uma das doenças mais comuns provocadas pelo consumo excessivo do álcool é a Cirrose Hepática. Embora possa ter origem em outras decorrências além do álcool, a cirrose está entre as doenças que mais causam mortes no mundo.

Essa doença se caracteriza pelo endurecimento do fígado, que como consequência pode provocar a barriga d’água (também chamada de ascite), desnutrição, ou causas mais severas como hemorragias por varizes formadas no esôfago. O grande perigo da cirrose é que ela pode permanecer silenciosa durante anos, fazendo com que o diagnostico seja tardio, geralmente já em estágio avançado da doença. Que é quando começam a aparecer os sintomas. A cirrose é uma doença que não tem cura e também não pode ser revertida, sendo um transplante de fígado a melhor solução. Um paciente com cirrose hepática decorrente do álcool tem em média 12 anos de sua vida reduzidos.

Além das doenças hepáticas, existem outras como a intoxicação aguda no cérebro, interferências no funcionamento do sistema digestivo (fazendo com que o paciente sofra com diarreias, e apresente dificuldades na absorção de alimentos, o que causa a desnutrição), irritações no esôfago e na boca, distúrbios gástricos, que podem agravar as doenças já existentes, como a úlcera.

Tratamento

Por ser uma droga “socialmente permitida” fica difícil uma pessoa se afastar dela por vontade própria, já que seu corpo já está dependente da substância. O primeiro passo para o tratamento de um alcóolatra é a desintoxicação do organismo, para isso é necessário uma internação. É nessa fase em que acontece a síndrome de abstinência, caracterizada por alucinações, tremores e comportamento alterado.

Muitas pessoas que sofrem com esse problema tendem a escondê-lo se afastando dos familiares e amigos. Por isso é importante realizar o tratamento em alcóolatras.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.