Aprenda o que é Dependência Química Cruzada

14/09/2017

Aprenda o que é Dependência Química Cruzada

Vivemos em uma sociedade na qual o consumo de algumas drogas é considerado legal perante a lei e até normal e aceito pelas pessoas como algo que deve ser feito ainda jovem. É o caso do álcool, por exemplo, que faz parte de momentos de lazer e divertimento e é considerado como uma forma de se socializar e aproveitar a vida.

Quando o consumo é moderado e realizado somente em alguns momentos, não há problema. A preocupação se dá quando o consumo passa a se tornar um vício e o usuário não consegue mais passar um dia sequer sem os efeitos causados pela droga.


Agora imagine uma pessoa que já é dependente de alguma substância seja ela o álcool ou o cigarro, por exemplo, ficar preso à outra, mais perigosa. É isso que é a chamada dependência cruzada, quando somente um usuário se vê viciado em mais de uma droga entorpecente. A dependência química cruzada portanto, se dá quando um usuário passa a ficar dependente de uma ou mais drogas, se tornando um caso muito difícil para recuperação e correndo riscos de saúde ainda maiores.Aprenda o que é dependência química cruzada.


Dependência cruzada com o crack

Por incrível que pareça, este tipo de situação não é rara e geralmente ela vem ligada ao consumo do álcool. O álcool é a porta de entrada para o uso de drogas mais pesadas, principalmente em pessoas que possuem alguma dificuldade de controlar as quantidades consumidas.

Nas grandes cidades, o problema tem se tornado endêmico, e não é raro encontrarmos usuários com dependência cruzada do álcool e do crack, uma das drogas mais letais e perigosas dos últimos tempos. O crack é a mistura de cocaína, amônia e bicarbonato de sódio, em quantidades que variam muito de acordo com a vontade dos traficantes. Esta mistura poderosa pode transformar uma pessoa normal em um viciado em somente uma utilização, que é feita através do uso de cachimbos, pela inalação da fumaça.


Devido a este alto poder, ele está muito aliado a dependência cruzada, pois o vício se faz presente de forma quase que inacreditável. Assim, a pessoa que já era dependente do álcool ou de alguma outra droga, passa a sofrer de um problema ainda mais grave e sua recuperação se torna cada vez mais difícil.


A dependência química cruzada, principalmente quando é feita juntamente com o crack, acaba afastando a pessoa da vida em sociedade, do trabalho e até da convivência da família e a deixa totalmente dependente de um vício que parece não ter fim. Como o alto poder de vício se torna muito presente, estas pessoas acabam se envolvendo cada vez mais com criminosos e vivendo em situações violentas, que acabam levando á morte ainda antes da droga fazer estragos profundos no corpo e na mente.

O consumo do crack e a dependência cruzada são problemas reais que devem ser combatidos ainda no seu nascimento para que se conquiste alguma eficiência. Precisamos investir cada vez mais em educação sobre o problema e buscar conscientizar jovens e crianças para com os riscos do consumo de drogas, sejam elas ilícitas ou não.

Afinal, precisamos lembrar que os primeiros passos para o mundo das drogas ainda é muito incentivado sem que nos demos conta do quanto este tipo de comportamento pode levar à dependência cruzada e aos problemas que envolvem esta questão

A equipe da Clinica de Recuperação está a disposição para melhor orientar e atendemos todos dias nos telefones do site e também via Chat Online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !!!

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.