Como ajudar um drogado a se recuperar

25/02/2016

Como ajudar um drogado a se recuperar

Muitas vezes, ao ajudar um dependente químico, a pessoa passa por alguns equívocos. Quem necessita se curar é o dependente, não você. Ele tem seu tempo, você, caso estivesse no lugar dele, teria o seu tempo. É um processo lento, complexo e demanda atenção e compreensão. Existem muitas formas de como ajudar um drogado a se recuperar. Entre elas, estão as assistências médicas especializadas, diálogos, amparos e diversas outras maneiras de como ajudar um drogado a se recuperar. No texto a seguir, veremos algumas das formas mais comuns de como ajudar um drogado a se recuperar, desde o primeiro passo, passando pela identificação, conversa e imposição de limites. Lembre-se, um drogado é apenas uma pessoa doente.

Como ajudar um drogado a se recuperar

1- Seja amigo

Preste assistência à pessoa querida. Não a abandone ou a isole. Esteja ali para os momentos difíceis também. Ela precisa de você mais do que você pensa. Seja o ombro confortável para as horas difíceis. Demonstre empatia e comunique suas preocupações para com a pessoa por ela estar passando por esse momento de turbulência que pode prejudicar excessivamente sua saúde física e mental.

2- Leve-o para entender a dependência química

Levar a um centro médico especializado para entender o que é essa dependência, seus riscos e sua cura. Faça um estudo aprofundado junto à pessoa para ela se conhecer durante esse duro momento. O auxílio de um profissional pode tranquilizar nos momentos de desespero. Mantenha olhos atentos aos comportamentos diários, e certifique-se saber quais as drogas a pessoa anda ingerindo. Reconhecer o que se está colocando no corpo é parte importante do combate ao problema.

3- Enfrentando o problema

Após determinar o nível de dependência da pessoa, e esta aceitar a ajuda, você precisará tomar ações imediatas. Discuta e estabeleça limites rígidos com a pessoa, afinal, ela precisará se cuidar, assim como você precisará cuidar dela. Esconda chaves de casa, imponha horários, procure saber sempre onde ela está e certifique que ela esteja sempre próxima de casa.

Caso o problema esteja em um estágio muito avançado, procure fazer uma intervenção e levar a pessoa para um local de reabilitação de dependentes químicos para que a esta tenha a assistência diária necessária que combata seu vício. Dependentes químicos são doentes, por isso eles precisam de ajuda. Não os abandone! Procure uma clínica especializada e orientação médica adequada de como ajudar um drogado a se recuperar.

Faça hoje mesmo um orçamento para Tratamento de Drogas e Àlcool :

A equipe da Clínica Viva Vida está a disposição para melhor orientar e atendemos todos dias nos telefones do site e também via chat online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.