Como Podemos Ajudar um Drogado

05/09/2017

Como Podemos Ajudar um Drogado

As pessoas cometem muitos equívocos ao tentarem ajudar um usuário de drogas, que muitas das vezes, podem leva-los a situações ainda piores.

Contudo, é necessário entender que para um usuário de drogas deixar o vício é algo muito complexo, e que será um processo lento e demorado, uma vez que deixar o vício não é uma tarefa fácil, e poderá envolver assistências médicas, entre outros recursos.

No entanto, se você quer ajudar um drogado a se recuperar, existem diversas ações corretas que poderão lhe ajudar a fazer isso. Confira !!!

Dê apoio e compreensão

Encher a pessoa de julgamentos, ou apenas dizer “você tem que parar de usar drogas” é uma maneira visivelmente ineficiente para ajudar um dependente químico a se recuperar.

Contudo, demonstre empatia pela pessoa, mostre que você está ali, seja companheiro e amigo, tente compreender pelo o que ele está passando para só então tentar ajudar. Ser um bom ouvinte nessa hora é bem importante.

Este é apenas o primeiro passo para ajudar um drogado, no entanto, não é menos importante.

 

Saiba se a pessoa quer ser ajudada por você

Lembre-se que todos nós temos o direito de recusar ou aceitar uma ajuda, e não respeitar isso pode fazer de você uma pessoa chata aos olhos do usuário. Entretanto, não se desespere.

Diga a pessoa que você está preocupado em relação a ela, e que quer poder ajudar.

Mesmo que no início a pessoa não te dê ouvidos, ou ache que não precisa de ajuda, não desista, essa será a oportunidade de poder demonstrar que realmente se importa e que quer ajuda-la.   

Entrando em ação

Busque definir qual é o nível de dependência química que a pessoa possui para depois procurar entrar em ação.

Para entrar em ação, você pode começar fazendo perguntas sobre o que a pessoa já fez para parar o vício, se ela já pensou em como isso poderá ocasionar problemas em seu futuro. E quem sabe, se ela tem alguma pretensão em buscar ajuda médica, ou algo assim.

Entretanto, elabore limites e estabeleça horários para que a pessoa possa melhorar conforme o tempo, uma vez que ela já tenha aceitado a sua ajuda.

Procure ajuda

Não tente fazer tudo sozinho. Se a pessoa possui um grau elevado de dependência química, o ideal é leva-lo a reabilitação que é específica para dependentes químicos, onde a pessoa terá um tratamento adequado para o problema dela.

Portanto procure escolher com cuidado uma clínica que ofereça um tratamento especializado para dependente químico que seja de qualidade e tenha referência no mercado para que o sucesso do tratamento seja realmente comprovado e eficaz.

Faça hoje mesmo um orçamento para Tratamento de Drogas e Àlcool :

A equipe da Clínica Viva Vida está a disposição para melhor orientar e atendemos todos dias nos telefones do site e também via chat online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.