Importância da Família na Recuperação do Dependente Químico

17/11/2016

Importância da Família na Recuperação do Dependente Químico

A dependência química é um grave problema de saúde que afeta muitas pessoas em várias partes do mundo. Além disso, a dependência química atinge pessoas das mais variadas classes sociais e idades distintas. No entanto, em qualquer um desses casos, a atuação da família como uma base firme para o paciente superar tais percalços é de extrema importância.

A dependência química, seja ela em bebidas alcoólicas ou qualquer outra substância, afeta drasticamente a vida do dependente, prejudicando ele em várias esferas da sua rotina, seja no trabalho e também na vida pessoal. A família também se sente afetada diante das agruras provocadas pelo vício de um ente querido, contudo, é justamente a família que vai dar o primeiro passo que poderá incentivar o dependente químico a lutar pelo seu processo de recuperação.

A presença familiar

A família conta com um elo muito forte de união e, graças a isso, é um elemento essencial para fazer com que o dependente químico não se sinta sozinho em um momento tão conturbado. Pois por meio do apoio da família ele terá o incentivo para seguir em frente e não se entregar de uma vez por todas ao vício.

É válido também salientar que, em vários casos, o paciente nega estar passando por problemas e, dessa maneira, se recusa a se submeter a qualquer tipo de tratamento e receber ajuda. Em tais situações é que a família aparece, com uma atuação decisiva, uma vez que são os familiares que estarão aptos a possibilitarem uma internação involuntária.

Os familiares adquirem enorme importância no procedimento de tratamento do dependente, porém, a família deve saber como estar a par das situações conflitantes, evitando dessa maneira comentários demasiadamente críticos ao paciente ou agindo de maneira super protetora, pois essas são duas ações que geralmente desencadeiam as indesejadas recaídas. Além disso, é imprescindível que os familiares tenham uma exata noção do grau de exigências em relação ao dependente químico, conhecendo melhor a doença e se informando cada vez mais acerca desse assunto, tendo também a certeza de que a internação é o melhor caminho.

Nesse aspecto, vale entrar em contato com a Clínica de Recuperação Viva Vida. Essa clínica possui todos os meios necessários para garantir um tratamento adequado para o dependente químico, trazendo assim segurança e tranquilidade para os familiares.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.