Plano de Prevenção a Recaída

08/08/2017

Plano de Prevenção a Recaída

A prevenção a recaída faz parte de um tratamento baseado na capacidade que os indivíduos apresentam de modificar os seis comportamentos por outros que possam ser mais efetivos. Ele se trata de um plano de psicoterapia cujo o intuito é orientar e ensinar os indivíduos para a melhor forma de se modificar comportamentos possivelmente nocivos a si mesmos ou a outros.

Esses comportamentos podem ser relacionados aos mais diferentes fatores, sendo que a dependência química é um deles. Quando o paciente consegue perceber o comportamento nocivo, ele pode identificar, entender, antecipar e prever como lidar com as pressões do dia a dia que podem ser potencialmente estimuladoras levando a uma recaída.

O Plano de Prevenção da Recaída tem por fundamento o trabalho específico das noções e das situações de alto risco, entendendo como as diferentes estratégias podem ser usadas da melhor maneira possível para que o indivíduo não sofra com a situação.

O Paciente aprenderá a identificar os sinais precoces dessas situações potencialmente estressantes que possam levar a uma recaída, trabalhando as habilidades e competências que são necessárias para enfrentar de frente essa situação, de modo que suas crenças e ações sejam modificadas atingindo as expectativas que se esperam de seu comportamento.

Para o plano de prevenção a recaída, não é importante qual é a sua dependência e nem qual o tipo de droga que você usava, o que importa realmente é compreender que ninguém faz uma mesma coisa, sempre da mesma forma e a todo tempo, independente se esse comportamento é bom ou ruim. As situações sempre podem ser encaradas de diferentes formas, sendo que o que o plano de prevenção a recaídas procura são aquelas situações que permitam que o paciente consiga tratar de tal forma que seja compreendido o porquê aconteceu a recaída ou porque a mesma foi evitada.

Essas situações são as peças chaves para que o paciente perceba que ele tem controle sobre uma determinada situação, de modo que ele se sinta recompensando em sempre agir da mesma maneira.

De uma forma resumida o processo de recaída traz dor e desconforto aos pacientes, sem a presença da substância dependente. E essa dor faz com que seja muito difícil viver sem o uso da droga/álcool e o paciente passa a acreditar que a dor de se manter sóbrio não vale a pena. O Plano de Prevenção a Recaída auxilia na identificação dos sintomas que causam a dor, encorajando para que os pacientes percebam que eles têm autocontrole de suas ações e evitando, dessa maneira, as recaídas.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.