Quem Usa Drogas Pode Doar Sangue?

04/01/2021

Quem Usa Drogas Pode Doar Sangue?

Quem usa drogas pode doar sangue ? Essa dúvida atormenta quem deseja fazer uma boa ação. A doação de sangue é extremamente importante. Uma única doação pode salvar vidas. Usuários de drogas podem ter algum familiar ou amigo próximo que esteja precisando de doação de sangue e se pergunta se ele pode doar o seu sangue uma vez que faz uso de drogas. Afinal, a droga é uma substância tóxica, uma substância psicoativa que altera todo o metabolismo do organismo humano.

Antes de responder a pergunta quem usa drogas pode doar sangue é necessário esclarecer que a droga é uma substância tóxica. Logo, é de se esperar que ela vai alterar o fluxo sanguíneo, alterando seus glóbulos e suas hemácias. Neste sentido, será que o usuário de drogas pode doar sangue? Se sim, quais os critérios? Se não, como fazer para doar sem que as drogas interfiram na doação?

De fato, quando se tem uma pessoa próxima precisando de doação de sangue e você é a única pessoa com tipo sanguíneo compatível, porém vê na droga um empecilho para doação é realmente desesperador. No entanto, nem tudo está perdido. A pessoa que faz uso de drogas pode sim doar sangue, mas vai depender do tempo de utilização e do tipo de droga consumida. Antes de falar melhor sobre essa questão vamos saber o que as drogas fazem na circulação do sangue.

O que a droga faz no sangue?

Quem usa drogas pode doar sangue ? Para responder essa pergunta é necessário saber o que a droga faz no sangue. É claro que, os centros de coleta de sangue dispõe protocolos e diretrizes para o doador. Para doar sangue existe um protocolo específico e este deve ser seguido. Não é qualquer pessoa que pode doar sangue. Até porque, quem estará recebendo o sangue é alguém que está passando por uma doença, por uma enfermidade, por alguma complicação de saúde que precisa de sangue saudável.

Se no sangue de uma pessoa saudável as drogas causam um efeito devastador, no sangue de uma pessoa que já está com quadro instável de saúde, as drogas podem piorar a situação. Por isso, é necessário todo um rigor para selecionar os candidatos à doação. Para estabelecer qualquer critério que seja, os prós e os contras precisam ser considerados. Para fazer esse balanceamento é necessário conhecer os efeitos que diferentes substâncias causam no sangue.

Sendo assim, quem usa drogas pode doar sangue ? Bom, a presença da droga no sangue gera inúmeros prejuízos para o organismo. Por exemplo, o indivíduo fica com uma euforia intensa ocasionado pela aceleração no ritmo cardíaco e respiratório. Sintomas como falta de sono e apetite, náuseas, alucinações visuais e auditivas podem surgir. Assim, se percebe que a presença da droga no sangue altera vários comportamentos no organismo humano.

Critérios de doação de sangue para quem usa drogas

Quem usa drogas pode doar sangue ? A resposta é sim e não. A objetividade da resposta vai depender do tipo de droga que o doador usa e do nível de complicação no corpo. Se o usuário de drogas faz uso de apenas um único tipo de droga ele pode doar sim. No entanto, no dia da doação ele não poderá estar sob o efeito da droga. Cada tipo de droga tem um tempo de duração no sangue. É importante saber por quanto tempo a droga que o usuário consome fica no sangue para estar apto a doação.

A maconha por exemplo fica no sangue durante pelo menos 12 horas. logo, se o doador de sangue faz uso de maconha, ele só poderá doar 12 horas após o último uso. Outras drogas podem ter um tempo de duração maior ou menor. É fundamental estar atento a esse tempo de duração da droga no sangue para não gerar complicações futuras para quem vai receber o sangue.

Além disso, para saber se quem usa drogas pode doar sangue tem que observar o tempo de consumo. Por exemplo, se o candidato a doação de sangue faz uso de mais de um tipo de droga e por muitos anos provavelmente esse candidato não está apto para doação de sangue. Isso porque, a droga já alterou o fluxo sanguíneo. Logo, provavelmente este sangue já não está mais apto para doação. Nestes casos, se faz importante a avaliação de um profissional.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.