Remédio caseiro para dependente químico

21/01/2020

Remédio caseiro para dependente químico

A dependência química é identificada através de comportamentos fisiológicos e cognitivos que são provocados a partir da presença de substâncias no organismo. E, então, é preciso eliminar essa substância através de métodos de tratamentos, os quais podem incluir remédio caseiro para dependente químico.

Porém, não se engane. Não há fórmulas mágicas, sejam elas naturais ou sintéticas. O tratamento eficaz é aquele que contempla tanto os aspectos físicos como mentais da doença, sendo imprescindível a avaliação e acompanhamento de especialistas.

A dependência química é algo que vem aumentando nos últimos anos mas, ao mesmo tempo, surgem novos tratamentos que auxiliam na desintoxicação dessas substâncias e, dependendo do caso, a pessoa nem precisa de internação.

São muitos os motivos que podem levar uma pessoa a se tornar um dependente químico, mas a força de vontade do mesmo ajuda numa recuperação mais rápida e definitiva, apesar de que essa recuperação e cuidado deve ser para vida toda. Continue acompanhando e saiba mais a respeito!

 

Tipos de dependência química

A dependência química é considerada uma doença crônica e multifatorial e pode ser desenvolvida por muitos fatores, como a frequência e quantidade de consumo da substancia.

A dependência química é dividida em dois tipos ou grupos, um é o de substancia psicoativas especificas, que está relacionado ao consumo de álcool e drogas como cocaína e crack, o outro e o de uma categoria de substancia psicoativas, como as diferentes substâncias farmacológicas.

A dependência pode ser física e psicológica, a física é aquela onde o organismo da pessoa sente abstinência pela substância e o organismo necessita da mesma para não passar por crises. A dependência psicológica é aquela onde o organismo não precisa da substância, mas o psicológico acaba desenvolvendo um desejo cada vez maior por seu consumo.

Mas para qualquer tipo de dependência existem tratamentos diferenciados que oferecem resultados positivos na recuperação sempre acompanhado de médicos, terapeutas e psicólogos que auxiliam na preparação da pessoa para conviver em sociedade sem risco de recaídas. Dependendo o caso, não é necessária internação ou ela ocorre por um curto período de tempo e depois pode ser seguida em casa, onde muitas pessoas utilizam métodos caseiros para ajudar na recuperação.

 

Sinais de dependência química

Antes mesmo de procurar por uma receita de remédio caseiro para dependente químico, é de extrema importância a busca por um diagnóstico preciso de qual é o patamar que o vício alcançou. Alguns critérios são importantes e normalmente o médico questiona a respeito dos mesmos durante a anamnese:

  • Perda de controle sobre o uso da substância: a passagem do uso recreativo para a vício corresponde a uma linha tênue que temos dificuldade de perceber logo de início. O paciente perde o controle aos poucos e, quando se dá por conta, já está mostrando um comportamento compulsivo;
  • Repetição de um padrão de uso: mesmo com os efeitos negativos do uso contínuo ou abusivo da droga, o usuário adquire um padrão frequente de uso;
  • Diminuição dos períodos de sobriedade: a abstinência tem períodos cada vez mais curtos pois o dependente tem a necessidade de consumir a droga todos os dias ou até mesmo mais de uma vez no mesmo dia;
  • Super valorização da droga: a importância atribuída à substância se torna enorme, fazendo com que ela se torne um elemento fundamental no dia a dia do dependente químico;
  • Dificuldade de admitir e reconhecer o problema: alguns dos nossos mecanismos mentais de defesa do ego é negar, minimizar, racionalizar e simplificar a dependência como se ela fosse algo superável com facilidade. Essa é uma armadilha de auto sabotagem que o usuário só consegue vencer com o suporte da família e de uma boa equipe de profissionais;
  • Aumento do grau de tolerância à substância: a droga altera a química do organismo e ele se adapta, fazendo com que as quantias necessárias para obter os efeitos esperados seja cada vez maiores e resultem em impactos ainda mais severos no corpo e mente;
  • Desconforto na ausência do consumo: os casos de Síndrome de Abstinência podem ser bem severos dependendo da substância usada e do nível que a dependência alcançou. O desconforto inclui sintomas como sudorese, náuseas, insônia, dores de cabeça, delírios, irritabilidade a até mesmo convulsões.

 

Sintomas da Síndrome de Abstinência

Entorpecentes de todos os tipos, incluindo os considerados pela sociedade como mais leves (cigarro e álcool) podem desencadear um processo de Síndrome de Abstinência. No entanto, é com as drogas opioides como a Morfina e a Heroína que os sintomas mais impactantes são observados.

Os sintomas aparecem sempre que a pessoa diminui ou interrompe o uso da substância. Isso acontece porque o corpo estava habituado a receber a droga e, então, reage à sua falta. O organismo é um sistema complexo e que envolve uma série de conexões químicas e neurotransmissores afetados diretamente pelo consumo de determinados produtos.

Cada droga tem características peculiares e efeitos diferentes no ser humano. É preciso conhecer bem o nível de toxidade e as reações físicas decorrentes delas antes de iniciar um plano de tratamento ou administrar um remédio caseiro para dependente químico.

 

Dica de remédio caseiro para dependência química

Existem diversos remédios naturais que podem ser usados para o tratamento da dependência química, em muitas clinicas é utilizada ervas medicinais para auxiliar no tratamento, os chás e sucos são ótimos remédios caseiros que ajudam a controlar o vício pela substância.

Um suco que é fácil de fazer em casa e é ótimo para combater e controlar a ansiedade pelo consumo de substancia é o suco que acalma e combate a compulsão pelo vício, para preparar precisa dos seguintes ingrediente:

  • 4 folhas de erva cidreira;
  • 6 folhas de melissa;
  • 1 limão picado sem casca;
  • 1 litro de agua de coco.

Para seu preparo utilize os ingredientes frescos. É bem simples de fazer: bata tudo no liquidificador e consuma 4 vezes ao dia 1 copo desse suco por pelo menos 30 dias.

 

Quando tomar remédio caseiro para dependente químico

Conforme mencionado anteriormente, é preciso fazer uso de uma abordagem completa que vai além do consumo de um remédio caseiro ou sintético. O usuário de drogas lida com questões físicas, emocionais e sociais que precisam ser tratadas ao mesmo tempo para a plena recuperação.

Por essas e outras razões, o método mais indicado para a reabilitação é o acompanhamento das equipes de Centros de Recuperação, Comunidades Terapêuticas e Clínicas de Desintoxicação de dependentes. Esses estabelecimentos, quando de confiança, estão preparados para agir em todas as frentes necessárias.

Convidamos você a conhecer o trabalho realizado pela nossa clínica. Somos líderes no mercado e com uma excelente avaliação das famílias e dependentes que nos procuram em busca da liberdade de uma vida sem vícios.

Entre em contato e conheça nossas unidades!

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.