Saiba como Identificar o Alcoolismo na Terceira Idade

10/09/2017

Saiba como Identificar o Alcoolismo na Terceira Idade

Apesar de ser mais comum em pessoas mais jovens, o vício do álcool, problema do alcoolismo também afeta significantemente à terceira idade.

O maior problema é que quando algo assim acontece, na maioria dos casos alguns sintomas são interpretados como algo da própria idade ou envelhecimento.

Nesses casos, os idosos costumam serem bem discretos ao falarem sobre o consumo do álcool durante suas consultas. Por isso, identificar um idoso alcoólico nem sempre será uma tarefa fácil.

O que leva um idoso se tornar um alcoólatra?

Muitas vezes o que leva um idoso a se tornar um dependente químico é devido a alguns problemas familiares, como o abandono, falta de cuidados, ou atenção. Isso só pode resultar em idosos tristes, solitárias e muitas vezes até depressivos.

E é assim que o álcool costuma ser o companheiro de uma vida solitária de diversos idosos.

Em contrapartida, o álcool também costuma a ser o ponto de distração, como uma forma de fazer algo escapando da rotina chata da própria vida.

Como dito no inicio, apesar dos idosos se tornarem alcoólatras devido ao abandono familiar, ainda existem outros fatores envolvidos.

Não se engane ao pensar que apenas os familiares devem ser os responsáveis, uma vez que o estado não tem proporcionado o auxilio necessário para que os idosos possam ter um acompanhamento médico adequado.

Um fator ainda mais preocupante do alcoolismo na terceira idade é que esta é a porta de entrada o surgimento de novas doenças.

Como ajudar o idoso alcoólatra?

Esta é uma parte bem importante para combatermos esse mal que pode acabar com a vida de nossos velhinhos.

Como na maioria dos casos o que leva um idoso ao vício é o desemparo, abandono, e até desprezo pelos familiares, pode não ser tão difícil fazer a prevenção.

Sendo assim, dê atenção, carinho e amor a ele, que dificilmente ele irá se envolver com álcool, ou outras substâncias que serão nocivas à saúde.

No entanto, no caso de já ser um idoso realmente alcoólatra, o ideal é leva-lo em uma clínica para obter o acompanhamento médico, e reduzir o problema.

É importante notar que dificilmente um idoso irá reconhecer seu consumo de álcool como um problema sério capaz de desencadear doenças, desse modo, fazê-lo tomar consciência disso pode ser o primeiro passo para ajuda-lo.

A equipe da Clinica de Recuperação está a disposição para melhor orientar e atendemos todos dias nos telefones do site e também via Chat Online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !!!

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.