Todo dependente que faz tratamento se recupera

21/03/2017

Todo dependente que faz tratamento se recupera

Conviver com um dependente químico não é nada fácil. A droga afeta não só a vida do usuário, mais também de todas as pessoas que fazem parte da sua convivência. A única esperança, nesses casos é a libertação do vício por meio de tratamento.

Na maioria dos casos, o tratamento para dependentes químicos é feito através de internamento em clínicas de reabilitação. Existem dois meios de conseguir que um usuário de drogas fique internado em centros clínicos. Uma, é com a sua autorização, quando o próprio dependente se propõe a cura do vício, e a outra é compulsória, que acontece quando o paciente oferece resistência ao tratamento.

Nesse caso é preciso ter autorização legal para conseguir o internamento do dependente.

As principais drogas que tem o poder de deixar as pessoas viciadas e necessitadas de tratamentos são: cocaína, crack, maconha, LSD, heroína e álcool. Quase sempre, esse tratamento que visa desintoxicar o organismo e recuperar o viciado é feito com a utilização de remédios e consultas terapêuticas que tratam o lado psicológico do dependente, que é bastante prejudicado, devido à ausência da droga.

Como é realizado o tratamento para dependência química

Como dito acima, o tratamento para recuperar drogados é feito basicamente com medicamentos e consultas médicas, onde vários profissionais terapêuticos ensinam ao dependente químico a melhor maneira de não se contatuar com a substância e lidar com a abstinência. Nessa hora, a família também tem um papel importantíssimo no processo de cura de um viciado.

A internação de um paciente com sintomas de dependência química é importante porque o tratamento é realizado de maneira constante, sendo literalmente realizado 24 horas por dia.

É possível encontrar clínicas de reabilitação em todo Brasil, algumas delas são particulares e custam até 10 mil reais o tratamento e outas são gratuitas, porém tem um número de vagas limitado. Em ambos os sistemas, publico ou privado, o período de internação gira em torno de um trimestre, podendo ser feito só durante o dia (internamento parcial) ou integralmente, sendo liberado somente após o término do tratamento.

O tratamento para dependentes químicos é fundamental para recuperação do viciado. Todavia em alguns casos pode acontecer uma recaída ao vício. Para que isso não ocorra e a recuperação seja definitiva, é importante fazer mudanças
comportamentais, como por exemplo, cortar amizades feitas através do vínculo de drogas, não visitar lugares onde o uso da droga está presente e não consumir drogas consideradas leves, como o álcool.

 

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.