Tratamento de prevenção contra recaídas

16/01/2017

Tratamento de prevenção contra recaídas

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por clínicas de reabilitação é a recaída. Isso é algo muito mais comum do que muitos imaginam e é a maior dificuldade também de todo o processo de recuperação de dependentes químicos.

Clínicas como a Viva Vida oferecem tratamentos para dependentes químicos, mas também buscam sempre oferecer tratamentos para pessoas que sofreram recaídas, já que elas sabem que ter uma recaída é muito comum e que na maioria das vezes essas pessoas buscam voluntariamente por algum tipo de ajuda, já que se arrependem muito de ter voltado a usar droga.

A prevenção é a chave contra recaídas, o paciente não pode se sentir acima do vício e tem que ter em mente que não existe cura para a dependência, o que ocorre é muita força de vontade e uma mudança de hábitos e de vida. Porém, pacientes que são dependentes químicos precisam estar o tempo todo se prevenindo para não cair no vício novamente. Quem passa por um tratamento se livra das drogas, porque aprende a se controlar, mas infelizmente está sempre sujeito a ter uma recaída.

Evitar qualquer contato com as drogas e também com pessoas que possam trazer essa necessidade à tona novamente é imprescindível no tratamento de recaídas. O tratamento precisa ser iniciado imediatamente após um período de internação ou desintoxicação e é algo que precisa ser feito regularmente, existem muitos grupos de pessoas dependentes que se livraram do vício e se encontram com frequência para continuar longe das drogas, são os famosos Alcoólicos Anônimos e o Narcóticos Anônimos.

Grupos de apoio como esses são muito importantes e podem ser frequentados em conjunto com clínicas que também oferecem tratamentos contra recaídas, como a Clínica Viva Vida. Quanto mais meios de se manter longe das drogas o paciente encontrar, mais força de vontade ele terá e conseguirá com disciplina e empenho se manter limpo. O sucesso contra uma recaída está no constante empenho dos dependentes e também das pessoas a sua volta.

A disciplina evita qualquer contato com a substância e o apoio moral e também psicológico da família e dos amigos é essencial para que o paciente continue com o tratamento e se mantenha sóbrio para sempre.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.