Quem tem problemas com dependência química ou convive com alguém que sofra dessa condição sente seus efeitos debilitantes em todas as áreas da vida. Isso porque o uso dessas substâncias muitas vezes impossibilita relacionamentos pessoais e profissionais estáveis. No entanto, dada à gravidade da situação, o indivíduo não consegue se recuperar sozinho. A função da Viva Vida, clínica de reabilitação para dependentes químicos em Santa Catarina- SC, é justamente oferecer um espaço seguro para acolher os seus pacientes.
O que é dependência química?
Trata-se de um conjunto de ocorrências comportamentais, de cognição e também fisiológicas, causadas pelo uso abusivo de determinadas drogas psicoativas ou farmacológicas. Percebem-se também sintomas de abstinência quando o hábito é interrompido. Por isso, a Viva Vida, clínica de reabilitação para dependentes químicos em Santa Catarina, busca atender aos casos de forma personalizada.
A entidade acredita que os melhores resultados surgem quando a pessoa entende que o tratamento é fundamental. Junto com a infraestrutura excelente, a Viva Vida possui colaboradores capacitados nas mais diversas áreas. Mesmo que a internação na clínica de reabilitação para dependentes químicos em Santa Catarina nem sempre seja voluntária, a meta é garantir a integridade física e psicológica do usuário. A equipe de internação só é descolada mediante o pedido do próprio paciente ou de um parente de primeiro grau.
O tratamento para dependentes químicos da Viva Vida
Quem buscar o suporte dessa clínica de reabilitação para dependentes químicos em Santa Catarina passará por uma série de atividades e terapias, tanto individuais quanto coletivas. O tempo de internação na Viva Vida deve vantro de recuperação, a pessoa passa por uma avaliação clínica de psiquiatra, o qual é evoluído em prontuário e reafirmado do ponto de vista médico o inicio do tratamento.
Durante a permanência na clínica, o dependente tem o auxílio dos profissionais em sua reintegração sócio-familiar. Durante o tratamento, é possível ter condições e tempo de autorreflexão e avaliação para tomar consciência do problema. Através das metodologias aplicadas, o tratamento busca resgatar valores, autoestima e conceitos familiares e sociais e estabelecer novos parâmetros sociais e familiares, focando a disciplina, trabalho em grupo e a espiritualidade.
riar conforme o grau da adição, entre outros fatores específicos a cada um. Dessa forma, a clínica desenvolve planos com abordagens que mudam segundo a resposta do interno.
Internação involuntária – Como funciona?
A internação involuntária se dá através de uma consulta médica, atestando a necessidade de tal intervenção através de laudo e desde a implantação da lei 10.216/01 um novo ator faz parte do processo que é o Ministério Público Estadual. O mesmo é responsável por controlar as internações.
Quando a internação não se der por determinação judicial, se faz necessário que um parente de primeiro grau seja entrevistado por um médico, onde nessa consulta seja relatado a situação atual do paciente, isso quando não for possível a avaliação presencial do mesmo, nessa consulta é confeccionado um laudo que direciona a necessidade de uma intervenção. Após isso a instituição tem por obrigação legal, informar em até 72 horas o Ministério Público Estadual a fim de salvaguardar as partes por tal procedimento.
O objetivo é que o tratamento de recuperação seja o mais curto possível para que o paciente retome a sua rotina com bem-estar e livre das drogas. Apesar de ser um tema delicado, o vício deve ser enfrentado. Conte com a Viva Vida, clínica de reabilitação para dependentes químicos em Santa Catarina, para prover o melhor acompanhamento nesse processo.
Fale com nossa equipe de profissionais através de nosso Chat Online ou WhatsApp agora mesmo.