Clínica de Recuperação Gratuita em São Paulo

Clínica de Recuperação Gratuita em São Paulo

A clínica de recuperação gratuita em São Paulo acaba sendo uma alternativa quando os familiares e o dependente não possuem condições de pagar pelos tratamentos, esses que sabemos que possuem um preço que varia, entretanto, tendem a ser altos.

O fato é que não é porque o tratamento é gratuito que ele deve ser de má qualidade ou menos eficaz, na verdade, existem locais preparados e que contam com excelentes tratamentos para ressocializar seus pacientes.

Geralmente esses locais possuem uma estrutura moderna e ainda contam com diversos espaços de convivência, esses que buscam fazer com que esse paciente seja reabilitado.

Além disso, é bem comum esses espaços possuírem um tratamento mais humanizado, podendo oferecer o que há de mais moderno e atual para conseguir com que haja a recuperação do paciente.

É importante entender como encontrar uma clínica de recuperação gratuita, e como funciona esse processo de internação para os pacientes, além disso os familiares precisam saber como agir nesse momento tão delicado. Confira abaixo!

 

O que é uma clínica de recuperação gratuita? Para que serve?

Para entender melhor o que é uma clínica de recuperação gratuita, saiba que as mesmas são centros de recuperação, eles são capazes de ajudar pessoas que estão sofrendo com problemas de dependência química e/ou alcoólica.

Geralmente essas mesmas pessoas não possuem nenhum meio financeiro capaz de pagar pelos tratamentos em questão. Além disso, essas clínicas ainda conseguem ofertar uma boa variedade de tratamentos e serviços, lembrando que os mesmos começam em processos simples indo até a desintoxicação completa do organismo.

Lembrando que mesmo essas clínicas de recuperação sejam gratuitas, elas ainda são capazes de oferecer os melhores tratamentos ambulatoriais e mais simples a longo prazo, além de ajudar nas partes mais complexas.

Claramente as fontes de financiamentos para essas clínicas de recuperação gratuitas, podem variar, sendo que as mesmas ainda incluem doações privadas, doações para a caridade e até mesmo subsídios do próprio Governo.

Além do mais, é importante saber que algumas dessas organizações acabam por conceder bolsas de estudos para médicos, permitindo então que as pessoas que não podem arcar com os custos dos tratamentos, consigam ser tratadas de forma direta nos centros de rede privada.

 

Onde encontrar atendimento gratuito para dependentes em São Paulo?

Saiba que o próprio CAPS ADD atualmente é um dos locais que são capazes de promover e atuar diretamente com a recuperação e reabilitação dos dependentes químicos, assim como dependentes do álcool.

Esses locais acabam usando uma metodologia de redução de danos, onde essa abordagem visa a diminuição dos danos sociais causados na saúde do paciente, justamente devido ao uso excessivo de droga.

Além do mais, precisamos salientar ainda que os pacientes acabam recebendo um tratamento diário de dentro de uma perspectiva individual essa que conta com uma evolução contínua, e é capaz de trabalhar as questões psicológicas e sociais do indivíduo.

Porém, é importante destacar também que o encaminhamento para uma clínica de recuperação gratuita somente pode ser realizado por vontade do próprio paciente.

Além do mais, saiba que atualmente a rede de saúde mental de São Paulo acaba contando com um total de 92 CAPS, sendo que 30 deles são para álcool e drogas, e alguns funcionam como CAPS III fornecendo um acolhimento integral e que funciona 24 horas por dia.

O CAPS mais próximo pode ser encontrado através do site da própria Prefeitura de São Paulo.

 

Quais são os centros de reabilitação gratuitos financiados pelo Governo?

Saiba que o Governo concede acesso a diversos programas de reabilitação, os mesmos são financiados, e estão disponíveis gratuitamente para aquelas pessoas que estão na dependência da droga e do álcool.

Sendo assim, isso acaba por incluir aqueles programas que acabam oferecendo ainda clínica de recuperação gratuita, geralmente as mesmas são financiadas não somente pelo Estado de São Paulo como algumas por parte do Governo Federal. Entre elas podemos destacar:

 

  • Centros que são administrados pelas prefeituras e que recebem verbas estaduais e federais;
  • Hospitais;
  • Subsídio que o Governo concede para as instalações privadas;

Lembrando sempre, que esses financiamentos ainda servem para cobrir por completo os custos que são voltados de forma direta para a reabilitação, e onde os mesmos devem ser concedidos para pessoas que não conseguem pagar ou até mesmo não podem pagar pelo tratamento de drogas ou álcool.

 

Qual é o perfil das pessoas que se qualificam para tratamentos em Clínicas de recuperação gratuitas?

Em relação aos centros de tratamentos administrados por organizações sem fins lucrativos, saiba que geralmente eles acabam fornecendo assistência para pessoas que realmente precisam desses serviços e não possuem condições mínimas de efetuar pagamentos.

Lembrando que essas mesmas organizações são capazes de oferecer tratamentos gratuitos, e eles podem ser realizados diretamente em clínicas de reabilitação ou ainda dentro de instalações privadas, tudo pode ser feito através de bolsas ou financiamentos do próprio Governo.

Além do mais, existem organizações religiosas que são capazes ainda de oferecer assistência, essa mesma vem em forma de pagamento para pessoas qualificadas, enquanto outras organizações religiosas acabam por oferecer reabilitação baseada plenamente na fé que fazem parte dos serviços ministeriais.

É preciso lembrar que a maioria dos programas de reabilitação acabam sendo financiados pelo Governo, e isso quer dizer que eles possuem requisitos bem restritos de elegibilidade.

 

Porque a dependência química acontece?

Antes de compreendermos onde encontrar uma clínica de recuperação gratuita, entenda que é interessante compreender melhor porque a dependência química acontece, isso porque sabemos que muitas pessoas ainda acham que basta ter força de vontade para sair dessa situação.

A realidade claramente é mais complexa, precisamos entender que algumas áreas cerebrais que existem, tais como a do sistema límbico que realmente é responsável por mostrar o que é “bom” para nosso organismo ou ainda a do córtex pré frontal que auxilia no planejamento e controle de ações.

Porém, certamente existe uma pergunta que nunca cala: por que a dependência química acontece? Lembrando que há muito preconceito com relação as pessoas dependentes, a maioria acredita que isso é uma fraqueza.

A resposta para essa pergunta realmente está no sistema límbico, justamente porque o mesmo perde o controle das ações, e dos impulsos, no planejamento e até mesmo nas decisões do usuário.

Saiba ainda, que havendo estímulos de prazer justamente por parte da droga, acaba então transmitindo a sensação para seu corpo inteiro, ou seja, é como se o corpo estivesse com temperatura agradável, alimentação boa, sexo, emoções gratificantes, acabam ativando esse sistema.

O que acontece é que por meio de um curto circuito nesse sistema, o mesmo acaba provocando uma ilusão química de prazer, nesse momento começa a induzir a pessoa a repetir esse comportamento de maneira compulsiva.

Além do mais, quando existe a dependência química, então a pessoa acaba perdendo a capacidade de lidar com os problemas de sua vida diária, e também sua capacidade de decisão, além de obviamente a organização.

É preciso conhecer os sintomas da dependência química antes de levar o adicto até uma clínica de recuperação gratuita, são eles:

  • Há o desejo incontrolável de
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.