(11) 4249-1373 (11) 94797-6909
Tratamento Esquizofrenia

Tratamento Esquizofrenia

Os transtornos esquizofrênicos se caracterizam em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afetos inapropriados ou embotados. Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, idéias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos.

O tratamento da esquizofrenia evoluiu bastante ao longo dos anos, antigamente os doentes eram internados sem esperança de voltar para a vida comunitária e recebiam eletrochoques para tranquilizá-los quando estavam delirando. Hoje em dia, o progresso científico e o desenvolvimento dos medicamentos trouxeram aos doentes a possibilidade de voltar a ter uma vida normal, acalmando as alucinações e os delírios.

A esquizofrenia não tem cura, mas tem tratamento. A Clínica Viva Vida conta co uma equipe multidisciplinar especialista em esquizofrenia, para que o paciente tenha uma maior qualidade de vida, proporcionando bem estar a si próprio e aos familiares e pessoas que convivem ao seu redor.

É realizado um tratamento medicamentoso a base de anti-psicóticos (neurolépticos) e diferentes abordagens terapêuticas. Ambos os processos devem ser mantidos, assim como o acompanhamento psicológico (por ex: psicoterapia) e constante observação em relação a recaídas.