Por Que As Drogas São Consideras Substâncias Psicoativas

04/01/2021

Por Que As Drogas São Consideras Substâncias Psicoativas

As drogas são consideradas substâncias psicoativas. Mas, por que? Por que elas recebem essa classificação? Afinal, o que são substâncias psicoativas? Muitas dúvidas surgem quando o assunto é drogas. Uma coisa é fato: as drogas são substâncias potentes que visivelmente alteram o comportamento do indivíduo. O sujeito que começa a fazer uso de drogas Independente dos motivos, não age de maneira normal.

Nesse sentido, as drogas são consideradas substâncias psicoativas por alterarem os parâmetros cognitivos, motores e afetivos do indivíduo. Substâncias psicoativas por sua vez, são substâncias que atuam no cérebro humano e alteram toda a forma como o sujeito se comporta. Atualmente as drogas psicoativas, também chamadas de drogas psicomotoras ou psicofármacos, são classificadas em 3 tipos. A seguir, confira mais sobre as drogas psicoativas.

Parâmetros cognitivos

As drogas são consideradas substâncias psicoativas por alterar drasticamente o modo de funcionamento dos parâmetros cognitivos. Esse tipo de droga age diretamente no cérebro humano e é justamente nesse órgão onde se encontra o controle de todos os processos cognitivos. Desta forma, quando a substância atinge o cérebro humano, observa-se um comprometimento na atenção, memória, raciocínio, linguagem e compreensão.

Dependendo da quantidade que o indivíduo utiliza a droga, ele começa a apresentar confusão mental e dificuldades na fala. Em casos mais extremos, retardo mental pode surgir inclusive abertura de quadros de transtornos mentais. Por isso, é comum os usuários de drogas apresentarem problemas no trabalho, na escola, na faculdade, na vida social. Com o tempo, as drogas vão impedindo que o indivíduo viva em sociedade de maneira equilibrada.

Parâmetros motores

As drogas são consideradas substâncias psicoativas também por modificarem os parâmetros motores. Dependendo do tipo de droga, o indivíduo apresenta sinais de grande euforia, agitação, batimentos cardíacos acelerados podendo culminar em um comportamento altamente agressivo. Outros tipos de drogas podem desacelerar o organismo fazendo com que o indivíduo fique muito sonolento, tenha fala arrastada e com aparência de muito cansaço.

O álcool que também é considerado como um droga provoca no indivíduo os mesmos comportamentos citados acima. Mas cada sujeito vai apresentar suas especificidades. Há individuos que ficam mais agressivos com o uso do álcool e outros que ficam mais calmos e até depressivos. De qualquer maneira, o indivíduo que faz uso de drogas manifesta dificuldades no controle motor, tendo dificuldades até para andar.

Parâmetros afetivos

As drogas são consideradas substâncias psicoativas por afetarem também os parâmetros afetivos. A instabilidade no humor é notória principalmente no uso de álcool. Inicialmente o indivíduo fica em um estado de bastante euforia. Fica muito animado, alegre e hiperativo. Mas, depois que passa o efeito do álcool, o indivíduo fica num estado de tristeza profunda, que pode levá-lo até à depressão.

É muito importante estar atento às mudanças no humor, pois o álcool por exemplo é a substância que tende a abrir quadros depressivos com maior facilidade. Além disso, outros transtornos mentais podem ser originados, como os transtornos de humor e de personalidade. As drogas agem nas ligações sinápticas do cérebro. Ligações essas que vão controlar os estados de humor do usuário. É por essa razão que o humor do usuário de drogas oscila muito.

Tipos de drogas Psicoativas

As drogas são consideradas substâncias psicoativas por atuarem no sistema cerebral e alterarem seu padrão de funcionamento. As drogas podem gerar os mais variados tipos de comportamentos a depender de suas especificidades. Atualmente, as drogas psicoativas estão classificadas em 3 tipos. Drogas depressoras, estimulantes e Alucinógenas/perturbadoras. Algumas associações incluem outros subtipos dentro dessas 3 classificações.

As drogas depressoras se caracterizam por reduzir as atividades no sistema nervoso. O álcool e os ansiolíticos são os mais comuns. As drogas estimulantes são conhecidas por aumentar as atividades cerebrais, como a cocaína e as anfetaminas por exemplo. Já as drogas alucinógenas ou perturbadores são aquelas drogas que em uma parte do cérebro aumentam as atividades nervosas e em outras partes diminuem essas atividades. Tudo isso feito de forma simultânea. As principais são LCD, maconha e ópio.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.