Tratamento para Recuperação das drogas

Tratamento para Recuperação das drogas

Recuperação de drogados – Aspectos gerais:
Os drogados são mais vítimas do sistema de produção e tráfico e – de si mesmos – do que delinquentes, como são comumente taxados. Ressalte-se que a particular questão do tratamento e da recuperação dos drogados deve estar integrada à rede de cuidados e ao entendimento da doença da dependência química e seus aspectos bio, psico, social e espiritual.

A maior resistência para que os dependentes químicos e alcoólicos sejam tratados da dependência química está na capacidade de aceitação do próprio dependente. Reconhecer-se dependente e aceitar ser ajudado.

É grande a incidência de pessoas que se arrastam pela vida carregando suas misérias, sem se libertarem; morrem na dependência ou pela dependência. Levam uma vida de miséria, espancam e abusam de suas mulheres, maltratam filhos, deixam a família passar necessidade a fim de sustentar os suas compulsões.

Recuperação de drogados – Características do dependente:
Com o abuso de drogas, nota-se uma mudança repentina em suas atitudes: os dependentes mudam totalmente sua rotina, passam a se irritar sem motivo aparente, explodem a qualquer momento, vivem inquietos e impacientes; muitos se tornam agressivos e violentos, sentindo angústia e depressão. O rendimento escolar ou no trabalho sofre uma queda, passando a ter dificuldades de raciocinar e em se concentrar, desistindo facilmente dessas atividades. Os drogados têm insônia, isolam-se no quarto, evitando contato com amigos e familiares. Passam, também, a dormir de dia e a ficarem acordados à noite, vendo televisão ou utilizando o computador horas a fio. Podem aparecer, ainda, objetos estranhos em seus pertences, como cachimbos, comprimidos estranhos ou cigarros diferentes. Nesse contexto, a família nota desaparecimentos de valores e objetos, ou, então, o indivíduo passa a exigir cada vez mais dinheiro sem ter como explicar a sua destinação. Más companhias também podem começar a fazer parte da vida do dependente.

Recuperação de drogados – Tratamento:
A dependência química de drogas é doença séria e difícil de ser combatida, por isto a recuperação de drogados é um assunto complexo e merece atenção e estudo. Inúmeras pesquisas foram feitas sobre a melhor forma de tratamento para recuperar drogados e a que vem obtendo mais sucesso nas clínicas de recuperação de drogados leva em conta sete regras básicas. Seguir essas regras não garante sucesso na recuperação do drogado, mas, em contrapartida, não segui-las é certeza do fracasso. Originalmente, essas regras foram formuladas para recuperar o drogado dependente de cocaína, mas, com o passar do tempo, as clínicas de recuperação de drogados foram percebendo que elas podem ser aplicadas em todos os casos de recuperação de dependentes químicos. São elas:

Regra 1: O momento de parar com o consumo de droga é agora
Uma das táticas mais usadas pelos dependentes e abusadores de álcool e/ou drogas, no intuito de evitar ingressar em tratamento, é deixar para mais tarde ou para depois –  um adiamento indefinido que colabora para o aumento das consequências derivadas do consumo. A frase “Eu vou parar amanhã” significa exclusivamente que o indivíduo não tem nenhuma intenção atual de interromper o consumo.

Regra 2: Deve-se parar o consumo de droga de uma vez
Reduzir o consumo de drogas e álcool é uma tarefa ingrata e infrutífera. Cada episódio de consumo aumenta o desejo por mais substâncias e assim o processo de recuperação acaba sempre adiado.

Regra 3: Parar todas as drogas e não apenas aquela a que se consome em abuso

É a regra mais difícil para o dependente aceitar. O indivíduo tende a focalizar todas as suas dificuldades na substância que mais se consome, desprezando a participação das outras substâncias no seu padrão de consumo. O consumo de álcool ou de maconha, paralelo ao uso maciço de outra droga, frequentemente representa o primeiro passo para uma recaída. Além desse fato, o consumo de qualquer substância evoca as memórias do consumo da droga principal consumida, desencadeando “fissuras” intensas. Ao consumir outra droga, o indivíduo terá menor capacidade de resistir a tais “fissuras”, recorrendo ao consumo.

Regra 4: Mudar o estilo de vida – não ter mais uma vida “de drogado” 
Os dependentes de drogas não podem manter os relacionamentos com antigos companheiros de consumo, não podem ir aos bares e outros ambientes onde costumavam encontrar esses colegas, pois o consumo de substâncias psicoativas (drogas e/ou álcool) é a atividade central dessas atividades. O indivíduo, nessas ocasiões, volta a sentir desejo intenso, como uma necessidade de consumir, não conseguindo resistir à droga. Esta é a principal razão de recaídas, pelo menos nos pacientes em tratamento.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.