Descobri que o meu filho usa drogas, o que posso fazer para o ajudar?

25/09/2020

Descobri que o meu filho usa drogas, o que posso fazer para o ajudar?

Por mais que você tente proteger seus filhos e ensinar o quanto os entorpecentes fazem mal, eles podem decidir experimentar da mesma forma. Não é à toa que mesmo pais muito presentes e cuidados acabam se deparando com situações em que descobrem que o filho usa drogas. O que faz para ajudar?

Sem sombra de dúvidas, sentimentos negativos como decepção, raiva e tristeza tendem a se manifestar. O grande problema é que eles podem levar a reações desmedidas e que prejudicam as relações familiares.

Por isso, um dos primeiro e mais importantes passos é manter a calma. Por mais difícil que isso possa parecer, você precisa manter o controle da situação e agir de maneira cautelosa.

Tendo isso em mente, preparamos algumas recomendações básicas. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto.

 

Como descobrir se o meu filho usa drogas realmente

 

Primeiramente, você precisa ter certeza de que as suas desconfianças são realmente verdadeiras. Os adolescentes e jovens estão passando por um momento de transição em que pensamentos, comportamentos e até mesmo o desenvolvimento corporal podem interferir no dia a dia.

Nesse contexto, nenhuma família está totalmente livre da chance de descobrir que o filho usa drogas. É fundamental estar atento a alguns sinais que ajudam a confirmar essa suspeita:

  • Mudança de apetite e nos hábitos de sono: diversas drogas lícitas e ilícitas interferem no ritmo biológico de cada pessoa, o que pode ser percebido em mudanças nos hábitos de sono, aumento ou diminuição do apetite e alterações drásticas de peso;
  • Gastos incomuns: observe se o seu filho tem gastado mais dinheiro e com mais frequência do que o normal;
  • Pequenos furtos: procure estar mais atento se perceber que objetos têm sumido de dentro de casa, inclusive dinheiro;
  • Mudanças nos círculos de amizade: observe e conheça sempre quem são as companhias do seu filho pois mudanças muito repentinas nos círculos de amizade podem ser um fator de risco ou até mesmo uma consequência do uso de drogas;
  • Isolamento e agressividade: se o seu filho está mais isolado do que o de costume e age com agressividade, esses são comportamentos típicos de quem está consumindo substâncias entorpecentes e sentindo falta das mesmas.

Para confirmar as suas dúvidas, não abra mão do diálogo. Esses são sinais do uso de drogas, mas também podem corresponder a outras situações que somente uma conversa franca pode esclarecer.

 

Meu filho está usando drogas, e agora? O que posso fazer para ajudar?

 

Aplicar castigos e ser agressivo, seja física ou verbalmente, são atitudes que podem piorar a dependência química do seu filho em vez de ajudar ele a se conscientizar. É fundamental entender que o vício é uma doença.

A sua prioridade deve ser em ajudar ele a sair dessa. Não fique focado em procurar culpados. Antes disso, é preciso recuperar a saúde do seu filho e promover as melhores condições possíveis para que ele largue a droga.

Ao descobrir que seu filho usa drogas, o que você pode fazer para ajudar é:

  • Ser ainda mais próximo e amigo: não isole o seu filho e nem o castigue. Há outras formas de conscientizá-lo do problema que são muito mais efetivas. Esse é um momento crucial para você oferecer apoio e servir de exemplo;
  • Apresentar outros caminhos: ainda que o vício não tenha cura definitiva, é possível mantê-lo controlado. Apresente outros caminhos e alternativas para que seu filho se envolva com atividades e hábitos mais saudáveis, inclusive novas amizades;
  • Não ignorar a situação: lamentavelmente, uma das reações que muitas pessoas têm diante de um problema grave é simplesmente fingir que ele não existe. Não faça isso. Não pense que a dependência química faz parte dessa fase da vida do seu filho e que ela vai passar. É essencial encarar a situação e agir de acordo com ela;
  • Não acobertar o vício: por medo do julgamento de outras pessoas sobre problemas familiares, há quem acoberte e até mesmo financie o vício dos próprios filhos. Jamais facilite o consumo da droga;
  • Procure ajuda profissional: dependendo do nível em que se encontra a dependência, somente uma ajuda especializada será capaz de desintoxicar o seu filho e reabilitá-lo para viver sem a droga. Não hesite em procurar por profissionais para ajudar nesse momento difícil.

Agora que você já sabe o que pode fazer para ajudar seu filho se ele estiver viciado, saiba que você e sua família podem contar conosco. Entre em contato e agende uma visita!

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.