Recuperação de Jovens com Dependência Química

Recuperação de Jovens com Dependência Química


A dependência química é um assunto que precisa ser cada vez mais debatido, visto que o número de pessoas viciadas segue crescendo. O que tem assustado a população é o número de jovens que estão fazendo uso de drogas e que por conta de um uso inconsequente, sofrem sérios riscos de ter uma overdose.

A convivência com pais dependentes químicos também é uma realidade que demanda tratamento e que pode aproximar o jovem do mundo das drogas. Por conta disso, há uma normalização no uso de substâncias ilícitas, o que demanda tratamento. Quanto mais cedo o tratamento for realizado, mais chances de melhora existem.

Importância do tratamento para jovens

A dependência química é um problema que demanda tratamento sério e afeta muitas pessoas de maneira direta e indireta. Quando o problema acontece com adolescentes, a família sofre muito mais, sem saber como tratar e nem como lidar diante desse assunto. Procurar por uma recuperação de jovens com dependência química o mais cedo possível é importante.

Nem todos os adolescentes que usam drogas são iguais e nem a substância que vão procurar também. Existem diversas combinações que podem ser feitas e com a mente impulsiva do jovem podem trazer ainda mais perigoso. Entender que existem diversos modos de tratamento é o ideal.

Para começar o tratamento, o jovem precisa ser encaminhado para uma clínica de reabilitação para fazer uma avaliação. É preciso entender os motivos que levou o paciente a usar a droga, podendo ser para experimentar, por passar por algum problema em casa, emocional ou social, para então, conseguir encaixar um tratamento.

Então, a clínica de recuperação de jovens com dependência química precisa oferecer métodos e abordagens que sejam diferentes para conseguir resolver o problema com o uso de drogas. É importante que seja abordado de maneira geral e integral, cuidando da saúde emocional, física e psíquica do adolescente.

Como funciona o tratamento para jovens?

A meta para conseguir realizar uma recuperação de jovens com dependência química através de clínica de reabilitação é começar com a abstinência, ou seja, desintoxicar o corpo do paciente para que ele consiga voltar as suas faculdades mentais e começar a entender como a droga estava mudando o seu comportamento.

O tratamento também precisa ser oferecido de maneira que tenha diferentes abordagens multidisciplinares, conseguindo trabalhar com as diversas questões que o uso da droga pode causar. Por isso, na Clínica Viva Vida é possível contar com uma equipe de profissionais que vão desde médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, entre outros.

Esses diferentes profissionais conseguem realizar um tratamento completo, trabalhando diretamente com a questão da droga para conseguir entender como o seu uso está afetando a vida do paciente. A integração do paciente com o local é o que consegue fazer muita diferença na hora dos resultados.

Por isso, há diversas maneiras de realizar um tratamento para jovens com dependência química e que vão conseguir convidar o paciente para a mudança, com uma abordagem social, conseguindo fazer com que o problema seja resolvido.